Estudo das fibras de bananeira pré-tratadas e in natura como possível matéria-prima para reforço em compósitos poliméricos

Autores

  • TATIANA Barreto Rocha NERY UFBA

Palavras-chave:

Biomateriais

Resumo

A fibra de banana tem sido estudada como reforço polimérico, podendo tornar-se uma alternativa promissora para a redução de custo e melhoria de propriedades mecânicas. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização e estudo da fibra de bananeira in natura e tratada a fim de avaliar as diferenças estruturais. A fibra tratada apresentou 22% a mais de celulose do que a fibra in natura, a hemicelulose teve um aumento de 48%. O processo de modificação da superfície das fibras através de tratamentos químicos promoveu alteração na rugosidade da fibra, podendo influenciar positivamente na ancoragem mecânica à matriz.

Biografia do Autor

TATIANA Barreto Rocha NERY, UFBA

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia, pesquisando sobre desenvolvimento de compósitos com fibras naturais. Mestre em Engenharia Química da UFBA, (2007), e Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Professora da Faculdade SENAI CIMATEC, atua no Núcleo de Pesquisa Aplicada da Instituição. Tem experiência na área de Biotecnologia, atua principalmente nos seguintes temas: biopolimeros, fibras naturais, processos fermentativos.

Publicado

15-05-2018