Estudo das fibras de bananeira pré-tratadas e in natura como possível matéria-prima para reforço em compósitos poliméricos

TATIANA Barreto Rocha NERY

Resumo


A fibra de banana tem sido estudada como reforço polimérico, podendo tornar-se uma alternativa promissora para a redução de custo e melhoria de propriedades mecânicas. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização e estudo da fibra de bananeira in natura e tratada a fim de avaliar as diferenças estruturais. A fibra tratada apresentou 22% a mais de celulose do que a fibra in natura, a hemicelulose teve um aumento de 48%. O processo de modificação da superfície das fibras através de tratamentos químicos promoveu alteração na rugosidade da fibra, podendo influenciar positivamente na ancoragem mecânica à matriz.

Palavras-chave


Biomateriais



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online