Recuperação e Reaproveitamento da mistura de carvão ativado e terras diatomáceas usada em processos de purificação de xaropes

Liliane Schier de Lima

Resumo


A destinação correta e o reaproveitamento de resíduos sólidos tem sido alvo de diversos estudos nos últimos anos. Um resíduo sólido composto por carvão ativado e terras diatomáceas gerado pela indústria de balas na purificação de xaropes foi caracterizado e recuperado através de lavagem e tratamento térmico. O processo de lavagem foi otimizado utilizando um planejamento experimental completo, variando-se a concentração do solvente, o tempo de contato e a temperatura. O planejamento indicou forte influencia da dosagem do solvente (etanol 95 %) na recuperação da área superficial do resíduo. Após lavagem, um tratamento térmico a 800 oC e 15 minutos se mostrou mais eficaz. O resíduo recuperado foi aplicado na filtração de águas naturais para redução de DQO, apresentando uma eficiência de 60 % na redução deste parâmetro.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online