Análise de alimentos contendo cúrcuma: uma sequência experimental simples para a sala de aula e divulgação científica

Thayssa da Silva Ferreira Fagundes, Caio Massoto Pacheco, Paulo Roberto Codeço Martins, Alessandra Leda Valverde, Carlos M. R. Ribeiro

Resumo


Este trabalho descreve uma sequência experimental para ser aplicada, através da problematização, no ensino médio, usando o corante da cúrcuma presente em alimentos em natura, açafrão, e industrializados, como sopas desidratadas e temperos, além de outros materiais do cotidiano. A sequência visa o domínio do conteúdo teórico-experimental sobre técnicas básicas de laboratório, como análise de corantes em alimentos através da extração simples e cromatografia em camada delgada. Desse modo, é possibilitada a discussão de conceitos teóricos importantes de Química, como, por exemplo, funções orgânicas, isomeria de função (tautomeria) e interações intermoleculares. A sequência de experimentos foi apresentada como divulgação científica para cerca de 30 alunos do ensino médio de uma escola de Niterói/Rio de Janeiro, os quais se mostraram interessados e motivados a aprender com o uso da sequência experimental.

Palavras-chave


Sequência Experimental; Análise de Alimentos; Técnicas de purificação e análise



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online