Planejamento, Síntese e Avaliação Farmacológica de Novos Compostos Híbridos para o Tratamento dos Sintomas da Anemia Falciforme

Autores

  • Nailton M. Nascimento-Jr Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thaís Regina F. Melo Universidade Estadual de São Paulo

Palavras-chave:

Anemia falciforme, derivados da talidomida, hibridação molecular.

Resumo

Esta resenha descreve o planejamento, a síntese e a avaliação farmacológica de seis compostos, planejados por hibridação molecular, que apresentaram efeitos relevantes no tratamento dos sintomas da anemia falciforme, como pode ser evidenciado por ensaios biológicos in vitro e in vivo. Estes resultados foram publicados por Santos, J. L.; Lanaro, C.; Lima, L. M.; Gambero, S.; Franco-Penteado, C. F.; Alexandre-Moreira, M. S.; Wade, M.; Yerigenahally,  S.; Kutlar, A.; Meiler, S. E.; Costa, F. F.; Chung, M. C. no Journal of Medicinal Chemistry. A seguir a resenha é apresentada uma breve biografia de Jean Leandro dos Santos, Chung Man Chin e uma entrevista com eles sobre o artigo.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20110049

Biografia do Autor

Nailton M. Nascimento-Jr, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Química

Área: Química Medicinal

Graduou-se em Química Industrial pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2007) e realizou o Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ, 2009). Desde 2009, desenvolve trabalho de tese em Química Medicinal no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) no planejamento, síntese e avaliação farmacológica de novos candidatos a fármacos para o tratamento da asma sob orientação do prof. Dr. Carlos Alberto Manssour Fraga. Tem experiência em modelagem molecular, síntese de derivados heterocíclicos, N-acilidrazônicos e síntese orgânica com o auxílio de micro-ondas. Atualmente é bolsista FAPERJ nota 10.

Thaís Regina F. Melo, Universidade Estadual de São Paulo

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Área: Química medicinal

Cursou Farmácia-Bioquímica na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araraquara, 2011) e realiza estágio no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos (Lapdesf) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (UNESP-Araraquara) no tema “Planejamento, síntese e avaliação farmacológica de compostos híbridos potencialmente úteis como preventivos de aterotromboses” sob orientação do prof. Dr. Jean Leandro dos Santos.

Downloads

Publicado

24-01-2012

Edição

Seção

Atualidades na Química Brasileira