Potencial antimicrobiano de espécies do gênero Senna Mill. (Fabacea)

Autores

  • Andréa Maria Neves Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Patrícia Silva Costa Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Elnatan Bezerra Souza Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Maria Gleiciane Soares Coutinho Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Maria Goretti Vasconcelos Silva Universidade Federal do Ceará- UFC
  • Helcio Silva Santos Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Raquel Oliveira Santos Fontenelle Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Palavras-chave:

Leguminosae, Atividades biofarmacológicas, Atividade antifúngica, Atividade antibacteriana.

Resumo

Este artigo de revisão tem como objetivo apresentar as principais características acerca do perfil antibacteriano, antifúngico, biofarmacológico e composição química de 17 espécies de Senna Mill. encontradas em várias partes do mundo empregando dissertações e artigos, todos disponíveis nos Periódicos Capes (http://www.periodicos.capes.gov), Scielo (http://www.scielo.org), Science Direct (http://www.sciencedirect.com) e Google Acadêmico (http://www.scholar.google.com)  (1997 a 2016). Todas as espécies pesquisadas apresentaram atividade antibacteriana e antifúngica. Foi verificado também que as espécies investigadas apresentaram composição química estruturalmente diversificada. Foram identificados compostos de diversas classes como os flavonoides, saponinas, taninos, entre outros. Foram registradas também para as espécies de Senna estudadas inúmeras atividades biofarmacológicas. 

Biografia do Autor

Andréa Maria Neves, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente é mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bolsista da CAPES. Foi bollsista de Iniciação Científica do CNPq e faz parte do Laboratório de Microbiologia - LABMIC - da Universidade Estadual Vale do Acaraú, onde desenvolve pesquisas sobre estocagem de fungos, análise microbiológica de água e alimentos, e testes de sensibilidade. Foi bolsista de projeto sobre estocagem de cepas fúngicas dermatofíticas e leveduriformes, com apoio da FUNCAP. Tem experiência nas áreas de Ciências Biológicas, com ênfase em aproveitamento de recursos naturais, microbiologia de recursos hídricos, microbiologia de alimentos, microbiologia médica e fisiologia de micro-organismos.

Patrícia Silva Costa, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012) e mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Ceará (2016). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia de Produtos Naturais, bem como em Botânica Criptogâmica, na subárea de florística e taxonomia de briófitas pertencentes à Ibiapaba Norte. Foi bolsista de iniciação científica e Pós-graduação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Atualmente é voluntária no Laboratório de Microbiologia (LABMIC), da Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA.

Elnatan Bezerra Souza, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1993), Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997), Doutorado em Ciências - Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008) e Pós-Doutorado em Taxonomia de Fanerógamos pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é Professor Adjunto K da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral-CE, e Bolsista de Produtividade em Pesquisa BPI/FUNCAP. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: Rubiaceae, florística e bioprospecção de plantas com potencial fitoquímico e farmacológico.

Maria Gleiciane Soares Coutinho, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Graduada em Ciências Biológicas modalidade Bacharelado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2015) . Atualmente é mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), linha de pesquisa Aproveitamento em Recursos Naturais e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Tem experiência nas áreas de Microbiologia e Parasitologia, desenvolvendo pesquisas com análise de alimento, água e teste de sensibilidade com produtos naturais no Laboratório de Microbiologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Sobral - CE.

Maria Goretti Vasconcelos Silva, Universidade Federal do Ceará- UFC

Possui graduação em Bacharelado em Química e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Química Orgânica e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Pós-doutorado no IQSC-USP, no Grupo de Pesquisas em Química Medicinal (NEQUIMED), com bolsa do CNPq e no Instituto do Medicamento (IMed) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa com bolsa CAPES. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de Química de Produtos Naturais principalmente nos seguintes temas: ensaios in silico de potenciais agentes antiparasitários, óleos essenciais, substâncias bioativas de plantas do nordeste, notadamente dos Gêneros Senna e Plectranthus. Orienta alunos dos Programas de Pós-Graduação em Química da UFC e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC na área de Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Química. Atualmente responde pela Coordenação do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC.

Helcio Silva Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Licenciado em Química com mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa, estímulo à interiorização e à inovação tecnológica - BPI edital 09/2015 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Química Biológica (Mestrado e Doutorado) e professor Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento, purificação e elucidação estrutural de metabólitos especiais de plantas e atividades biológicas de óleos essenciais de plantas aromáticas.

Raquel Oliveira Santos Fontenelle, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2001), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2005), Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e Pós-Doutorado em Genética Molecular e de Micro-organismos com foco na aplicação das técnicas básicas para o diagnóstico e pesquisa de patógeno emergente e reemergente. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú e professora permanente do Mestrado em Recursos Naturais da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Produtos Naturais e Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos naturais, sensibilidade microbiana, microbiologia de alimentos e avalição microbiológica de Recursos Naturais.

Publicado

13-01-2018