Reflexões Sobre o Perfil de um Profissional da Química que Deseja Atuar no Desenvolvimento de um Ingrediente Farmaceuticamente Ativo

Autores

  • Angelo Henrique L. Machado Univeridade de Brasília

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Ingrediente Farmaceuticamente Ativo, Indústria Farmoquímica.

Resumo

Iniciativas governamentais e privadas têm impulsionado o desenvolvimento do Setor Farmoquímico Nacional, atividade importante na mudança de nossa condição de fornecedor de matérias-primas para exportador de tecnologia e produtos de elevado valor agregado. Este cenário potencializa o mercado a absorver profissionais químicos com pós-graduação para atuar no desenvolvimento de processos industriais competentes em atender as exigências regulatórias com qualidade, segurança, robustez, custo competitivo e com o menor impacto ambiental. Este artigo traz reflexões sobre as etapas envolvidas no desenvolvimento de um processo industrial para a preparação de um Ingrediente Farmaceuticamente Ativo (IFA) e as competências necessárias para este desafio. Com isso, busca-se apresentar aos leitores aspectos importantes das áreas da Química e Planejamento de Projetos que este profissional deve entrar em contato ao longo de sua formação nos cursos de graduação e pós-graduação de forma a atender as necessidades que esta atividade profissional demanda.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20110052

Biografia do Autor

Angelo Henrique L. Machado, Univeridade de Brasília

Angelo Machado concluiu, na Universidade de Brasília, sua graduação em 1998 com o título de Bacharel em Química. Em 2001 e 2008 obteve respectivamente os  títulos de Mestre em Química e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou por aproximadamente 6 anos nas empresas Fersol e Cristália como Pesquisador Químico Pleno na área de desenvolvimento e implementação de processos industriais de síntese de domi e fitossanitários e ingredientes farmaceuticamente ativos (IFA's). Desde abril de 2010, é Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade de Brasília. Coordena o Grupo de Tecnologia em Síntese Orgânica do Laboratório de Isolamento e Transformação de Moléculas Orgânicas que busca explorar o potencial das reações de ativação de ligações C-H e o uso de microreatores na síntese de produtos naturais, inibidores de quorum sensing e substâncias citotóxicas para o combate ao câncer.

Downloads

Publicado

05-01-2012