Avaliação eletroquímica da Resistência à Corrosão por Pites em Aços Inoxidáveis Duplex e Super Duplex em Soluções Simuladoras de Água do Mar

Autores

  • Valter Pereira Universidade Federal de São Del Rei
  • Ely Wagner Ferreira Sabará IF Sudeste MG
  • Lecino Caldeira Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
  • Jefferson Rodrigues de Oliveira CENPES/Petrobtás
  • Alysson Helton Santos Bueno Universidade Federal de São João Del Rei

Palavras-chave:

Técnicas eletroquímicas, Microscopia de varredura eletroquímica, espectroscopia de impedância eletroquímica, corrosão

Resumo

A resistência à corrosão dos aços inoxidáveis duplex e super duplex solubilizados foi investigada em diferentes concentrações Cl- (3,5 a 7 %) e diferentes faixas de pH (4,0 a 6,9). Foram utilizadas técnicas eletroquímicas para caracterização da resistência do filme passivo que foi avaliado a partir do potencial de circuito aberto (OCP), em ambientes simuladores de água do mar, através de experimentos de Polarização Potenciodinâmica Anódica, Espectroscopia de Impedância Eletroquímica (EIS) até o potencial de pite e Microscopia de varredura eletroquímica (SECM). A caracterização microestrutural foi realizada por Microscopia Óptica (MO), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV-EDS) e Difração de raios X (DRX) e microdureza Vickers.  A microestrutura identificada nos aços foi austenita e ferrita, sem a presença de fases secundárias. O comportamento dos filmes passivos dos aços inoxidáveis apresentaram características semelhantes nos experimentos de EIS, porém nas polarizações anódica o aço duplex comportou-se ligeiramente superior. A microscopia eletroquímica de varredura revelou regiões com atividades eletroqumicas, que indicam a formação de precursores de pites.

Biografia do Autor

Valter Pereira, Universidade Federal de São Del Rei

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2000), é mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), doutorando no Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais, Universidade Federal de São João Del Rei- UFSJ. Atualmente é professor permanente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Juiz de Fora, lotado no Núcleo de Metalurgia. Atua na área ambiental, tratamento de minérios, corrosão em materiais metálicos e em docência na educação profissional.

Ely Wagner Ferreira Sabará, IF Sudeste MG

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1992). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Teconologia do Sudeste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão.

Lecino Caldeira, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Possui curso Técnico em Metalurgia pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto, Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, Mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto, Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação pela UFSJ. Atualmente é professor do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase no controle microestrutural de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: metalografia, caracterização e evolução microestrutural, controle ambiental, processos de separação, processo sol-gel e membranas cerâmicas.

Jefferson Rodrigues de Oliveira, CENPES/Petrobtás

Engenhario Industrial Mecânico - Universidade Federal de São João del-Rei. Experiência profissional em técnicas eletromecânicas, supervisão de produção e consultoria em pesquisa e desenvolvimento. Mestre e Doutorando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE/UFRJ, com ênfase em Corrosão. Atualmente, Engenheiro de Equipamentos do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico da Petrobras (CENPES) na área de Corrosão, como coordenador do Laboratório de Autoclaves no CENPES/PDEP/TMEC

Alysson Helton Santos Bueno, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1999), Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós Doutorado pela Universidade de Leeds, Inglaterra. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei e professor dos seguintes programas de Pós-graduação: FQMAT - Programa de Pós-Graduação em Física e Química dos Materiais; e PPMEC - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: Integridade estrutural e análise de falhas por corrosão, corrosão sob tensão, fragilização pelo hidrogênio, corrosão pelo solo, revestimentos metálicos e não metálicos, inibidores de corrosão e Bio materiais.

Publicado

13-01-2018