A Prática como Componente Curricular e o Estágio Supervisionado na concepção dos licenciandos: entre o texto e o contexto

Autores

  • Aan Jhones da Silva Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

Formação de professores de Química, Prática como componente curricular, Estágio supervisionado

Resumo

A prática no processo de formação de professores tem sofrido a influência de diversos contextos sendo moldado historicamente, apresentando assim diferentes significações, e consequentemente, vem se institucionalizando pelas reformas curriculares pelas quais passaram os cursos de formação de professores desde a sua concepção. Neste processo, duas práticas se destacam no sentido de consolidar a formação do professor nos dias atuais, são elas: a prática como componente curricular (PCC) e o estágio supervisionado (ES). Ambos, PCC e ES, têm suas ações norteadas pelas Resoluções CNE/CP 1/2002, 2/2002 e 2/2015 e que apesar de concepções bem similares foram instituídas em demarcações históricas diferentes. O corpus da pesquisa foram os pareceres, resoluções e diretrizes que definem e sistematizam a PCC e o ES nos cursos de licenciatura em química buscando relacioná-los com a concepção dos alunos alcançada por meios dos questionários. Em virtude dos aspectos analisados, notou-se a falta de compreensão e, até certo ponto, de distinção da prática atribuída à PCC e da prática desenvolvida no ES. Não que sejam práticas distintas, mas que diferem em seus modos de sistematização, que são especificados, inclusive, pelos pareceres, resoluções e diretrizes.

Biografia do Autor

Aan Jhones da Silva Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestre em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, professor da Educação Básica.

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Professora Adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás atuando na área de Ensino de Química.

Publicado

05-07-2018