ÓLEO ESSENCIAL DAS FLORES DE Eugenia klotzschiana (MYRTACEAE): SUA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES TRIPANOCIDA E CITOTÓXICA IN VITRO

Mayker Lazaro Dantas Miranda, Cassia Alves, José Alves, Viviane Esperandim, Nárgella Carneiro

Resumo


A Doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi e os medicamentos mais utilizados em seu tratamento são o nifurtimox e benzonidazol, que causam vários efeitos colaterais. O uso de produtos naturais no tratamento de doenças aumentou nos últimos anos e as plantas tornaram-se uma alternativa promissora para o desenvolvimento de novos medicamentos. Portanto, este estudo teve como objetivo determinar a composição química do óleo essencial das flores in natura de Eugenia klotzchiana e avaliar pela primeira vez seus potenciais tripanocida e citotóxico in vitro. O óleo essencial das flores in natura foi obtido por hidrodestilação em aparato Clevenger e sua composição química foi determinada por CG-EM. Os principais compostos encontrados no óleo essencial das flores foram: ?-cariofileno (21,1 %), biciclogermacreno (10,2 %) e espatulenol (20,9 %). Os resultados mostraram que o óleo essencial apresentou promissora atividade tripanocida contra formas tripomastigotas de Trypanosoma cruzi (IC50 = 20,2 ?g/mL) e moderada citotoxicidade sobre fibroblastos na faixa de concentração analisada (CC50 = 250,5 ?g/mL). Em suma, o óleo essencial das flores in natura de Eugenia klotzchiana pode ser considerado uma excelente fonte de compostos bioativos para o desenvolvimento de novos medicamentos antiparasitários.

Palavras-chave: Eugenia klotzchiana, Myrtaceae, óleo essencial, flores, Trypanosoma cruzi, cytotoxic analysis.


Palavras-chave


Química de Produtos Naturais



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online