O papel: uma breve revisão histórica, descrição da tecnologia industrial de produção e experimentos para obtenção de folhas artesanais

Paulo Anselmo Ziani Suarez

Resumo


Este trabalho apresenta aspectos relevantes da história, da química e da tecnologia do papel. Além disso, foram apresentados dois processos artesanais para a obtenção de folhas de papel a partir de caule de papiro (Cyperus papyrus) e de paina (Ceiba speciosa). No caso da paina, foram obtidas fibras de celulose longas e com características adequadas para a produção de papel artesanal para impressão em jato de tinta.


Palavras-chave


papiro (Cyperus papyrus), paina (Ceiba speciosa), Papel artesanal, Indústria de celulose e papel



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online