Proteína Tirosina Fosfatase SHP-2 e sua Relação com o Câncer

Autores

  • Carlos Mauricio Rabello Sant´Anna Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Cristiane Cardoso Martins Salles Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Sheisi Fonseca Leite da Silva Rocha Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

proteína tirosina fosfatase, SHP-2, câncer

Resumo

Este trabalho apresenta uma introdução sobre os mecanismos de sinalização celular governados pela ação equilibrada das proteínas tirosina cinases (PTK) e das proteínas tirosina fosfatases (PTP) através da fosforilação/desfosforilação dos resíduos de tirosina em proteínas. Durante muitos anos as PTK foram os principais alvos para o desenvolvimento de fármacos anticâncer e atualmente muitos inibidores das PTK já são bastante usados no tratamento do câncer, enquanto os inibidores das PTP ainda estão em fase de desenvolvimento por causa de conceitos errados acerca dessa família de enzimas. Dessa forma, essa revisão pretende esclarecer alguns pontos importantes que justificam a escolha de algumas PTP como alvo no tratamento do câncer. É feita uma descrição introdutória sobre a classificação, estrutura e mecanismo de ação das PTP com enfoque especial para a família SHP composta por duas PTP: SHP-1 e SHP-2. Neste trabalho é discutido os efeitos da sobre-expressão ou das mutações de ganho de função ocorridas na SHP-2 no surgimento e avanço do estado cancerígeno através da ativação da via RAS/ERK. Por fim, são apresentados alguns inibidores da SHP-2 já descobertos até o momento.

Biografia do Autor

Carlos Mauricio Rabello Sant´Anna, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Titular do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da UFRRJ. Professor Orientador dos Programas de Pós-graduação em Química e em Modelagem Matemática e Computacional da UFRRJ. Atua na área de Modelagem Molecular aplicada ao planejamento de compostos bioativos.

Cristiane Cardoso Martins Salles, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da UFRRJ. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia.

Sheisi Fonseca Leite da Silva Rocha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formada em em Engenharia Química pela UFRRJ (2011), com mestrado em Química pela UFRRJ (2014). É aluna de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Química da UFRRJ.

Publicado

06-06-2017