Avaliação dos parâmetros físico-químicos da água de abastecimento em diferentes bairros do Município de Salvaterra (Arquipélago do Marajó, PA)

Davison Márcio Silva de Assis, Aldaiane Brasil de Lima, Emerson Renato Maciel da Silva, Antonio dos Santos Silva, Ivan Carlos da Costa Barbosa

Resumo


a água, por possuir um papel fundamental para os seres vivos, deve ser obtida de fontes de abastecimento confiáveis, de tal modo que suas propriedades não sofram alterações bruscas entre o tratamento e a distribuição. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo verificar por meio de análises físico-químicas, se a água que é tratada e distribuída pela companhia de abastecimento local no município de Salvaterra sofre variações em suas propriedades físicas e químicas do tratamento até a distribuição, bem como comparar os resultados com a portaria 2.914 do Ministério da Saúde. Para as análises físico-químicas foram empregados os métodos instrumental e volumétrico. Os resultados das análises foram submetidos ao teste de Tukey, Análise de Componentes Principais (PCA) e Análise Hierárquica de Cluster (HCA).  Os dados revelaram que os parâmetros analisados estão em conformidade com a portaria 2.914 do Ministério da Saúde, no entanto não são suficientes para explicar a variação dos parâmetros entre a ETA e os bairros, assim, faz-se necessário um estudo de monitoramento, associado a análises microbiológicas para fins de potabilidade. 

Palavras-chave


água de abastecimento; análises físico-químicas; análise multivariada.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online