Avaliação das Atividades Antiproliferativa e Antileishmania de 2-amino-5-aril-1,3,4-tiadiazóis Derivados do R-(+)-limoneno

Fábio Vandresen

Resumo


Produtos naturais são muitas vezes utilizados como protótipos de síntese para o desenvolvimento de novas substâncias com potencial farmacológico. Neste trabalho, utilizou-se o monoterpeno R-(+)-limoneno para obtenção de uma série de 1,3,4-tiadiazóis e suas atividades antitumoral e antileishmania frente à Leishmania amazonenses foram investigadas. O derivado 4-metil (4b) mostrou-se potencialmente ativo frente à celulas tumorais de melanoma (UACC-62), enquanto os derivados 4-metóxi (4c) e 4-dimetilamino (4d) foram os mais ativos contra L. amazonensis.


Palavras-chave


R-(+)-limoneno, 1,3,4-tiadiazóis, tiossemicarbazonas, atividade antitumoral, Leishmania amazonensis.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online