Otimização da Síntese do Fluconazol: um Importante Fármaco Antifúngico da Classe dos Azóis

Cheyene Almeida Celestino Menozzi, Frederico Silva Castelo Branco, Rodolfo Rodrigo Florido França, Jorge Luiz de Oliveira Domingos, Núbia Boechat

Resumo


O fluconazol é um antifúngico da classe dos azóis de segunda geração, sendo integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) do Ministério da Saúde do Brasil. Este fármaco é considerado como de primeira escolha para o tratamento de algumas infecções fúngicas oportunistas e também no programa de tratamento da AIDS, como terapia profilática para evitar estas infecções. Devido à importância do fluconazol para o sistema único de saúde (SUS), é estratégico para o Brasil o domínio de seu método de obtenção e, desta forma, melhorias na síntese desta substância também são de especial interesse. Neste trabalho foram propostas e realizadas diversas alterações na rota original do fluconazol, buscando o aumento do rendimento e utilizando solventes e processos de menor impacto ambiental. Com estas otimizações, o rendimento global alcançado foi de 53%, que é cerca de 10 vezes superior ao processo original.

Palavras-chave


Fluconazol; síntese; otimização

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online