Reações redox catalisadas por enzimas

Autores

  • CAROLINE DA COSTA SILVA GONÇALVES Universidade federal da Integração Latino-Americana
  • Francine Souza Alves da Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

biocatálise, reações redox, oxirredutases

Resumo

Nas últimas décadas a aplicação de biocatálise nas indústrias químicas e farmacêuticas tem aumentado consideravelmente. Os elevados índices de régio-, enantio- e estereoespecificidade e a capacidade de catalisar reações em condições brandas, fazem das enzimas ferramentas importantes para a síntese orgânica. No que tange os processos de oxirredução, a utilização de enzimas, em substituição aos catalisadores metálicos comumente empregados, minimiza os impactos ambientais e possibilita o desenvolvimento de processos mais sustentáveis. Nesta revisão serão discutidos aspectos do mecanismo de diferentes classes de oxirredutases, o segundo maior tipo de enzimas com aplicação em síntese orgânica.

Biografia do Autor

CAROLINE DA COSTA SILVA GONÇALVES, Universidade federal da Integração Latino-Americana

 

Graduada em Química pela UNICAMP (1999-2003), fez mestrado (2003-2005) e doutorado (2005-2010) em síntese orgânica sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Dias e pós-doutorado em biocatálise sob a supervisão da Profa. Dra. Anita J. Marsaioli. Trabalhou ainda com síntese de peptídeos em fase sólida em um estágio de curta duração com o grupo do professor Reymond na University of Bern. Desde 2015 é professora na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, no Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza, onde desenvolve pesquisas na área de biocatálise utilizando fungos isolados da região de Foz do Iguaçu.  

Francine Souza Alves da Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Química pela Universidade de Uberaba e em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), mestrado em Ciências Biológicas (UNIMONTES) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorado em Produção Vegetal pelo Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA-UFMG). Atualmente atua como professora no curso de Licenciatura em Química nas Faculdades Prisma e na Universidade Federal de Minas (ICA-UFMG) na área de Química de Produtos Naturais. Está vinculada a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) como pesquisadora colaboradora na área de Ecologia Química e Biocatálise.

Publicado

06-09-2018