Nanopartículas de Quitosana: Produção, Características Físico-Químicas e Aplicações Nutracêuticas

Eduardo M. Del Aguila

Resumo


Moléculas biologicamente ativas como a quitosana e seus derivados apresentam grande potencial de aplicação na indústria de alimentos tendo em vista a necessidade da conservação de produtos alimentícios e as crescentes preocupações em relação ao impacto ambiental negativo dos materiais utilizados nas embalagens convencionais. Quitosana é um biopolímero derivado da quitina, obtido do rejeito das atividades da indústria pesqueira. Possui uma estrutura química única, um policátion linear com alta densidade de carga, com reativos como grupamentos hidroxila e amino, e possibilidade de ligações de hidrogênios, conferindo muitas aplicações a este biopolímero. Estas características físicas e químicas e a disponibilidade, associadas à biodegradabilidade, biocompatibilidade, além de atividades antibacterianas e antifúngicas oferecem grande potencial para uso visando a segurança e preservação de alimentos. A produção de nanopartículas de quitosana por tecnologia que preserva o meio ambiente e a aplicação como novos aditivos de alimentos foi apresentada e discutida. A aplicabilidade destas nanoparticulas de quitosana como um composto antimicrobiano natural e inovador tem sido testada e relacionada às variações no peso molecular e grau de desacetilação dos biopolímeros.

Palavras-chave


Nanopartículas de quitosana; atividade antimicrobiana; revestimento e embalagem de alimentos; qualidade alimentícia; segurança e preservação de alimentos.



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online