Produção de 5-(Hidroximetil)furfural a partir de Biomassa: Desafios Sintéticos e Aplicações como Bloco de Construção na Produção de Polímeros e Combustíveis Líquidos

Julio Cezar Pastre

Resumo


A produção de compostos conhecidos como blocos de construção a partir de recursos renováveis tem despertado muito interesse da comunidade científica nos últimos anos. Blocos de construção são moléculas que apresentam, na grande maioria das vezes, múltiplos grupos funcionais e oferecem excelentes oportunidades para serem quimicamente ou biologicamente transformadas em compostos com alto valor agregado. Alguns exemplos de compostos com alto valor agregado incluem bio-polímeros, bio-combustíveis, bio-solventes e os compostos de química de base. Entre os exemplos que podemos citar como blocos construtores, o 5-(hidroximetil)furfural (5-HMF) apresenta-se como um dos mais estudados nos últimos anos devido ao seu potencial como matéria-prima para preparação de insumos químicos. Nesse contexto, este artigo de revisão tem por objetivo apresentar as recentes metodologias sintéticas para preparação de 5-HMF a partir de recursos renováveis, bem como a aplicação de 5-HMF na produção de biocombustíveis líquidos e biopolímeros.

Palavras-chave


5-(Hidroximetil)furfural; Biopolímeros; Biocombustíveis; Química Verde.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online