Composição química e atividade acaricida dos óleos essenciais de Peperomia pellucida Kunth. contra Tetranychus urticae

Autores

  • Jose Candido Selva de Oliveira UFRPE
  • Claudio Augusto Gomes da Camara UFRPE
  • Roberta Claudia S. Neves UFRPE
  • Priscilla da Silva Botelho UFRPE

Palavras-chave:

Peperomia pellucida, Tetranychus urticae, sesqueterpeno, fenilpropanoide, ?-gurjunene, carotol.

Resumo

Os óleos essenciais obtidos por hidrodestilação das folhas e caules de Peperomia pellucida coletadas de um fragmento de Mata Atlântica no estado da Bahia, Brasil, foram analisados utilizando cromatografia gasosa e cromatografia gasosa-espectrometria de massa. Independentemente da parte da planta, sesquiterpenos foram a classe de compostos mais abundantes nos óleos, seguido de fenilpropanóides. Os principais constituintes do óleo das folhas foram ?-gurjuneno (11,34%), 1,10-di-epi-cubenol (11,27%), (E)-cariofileno (8,71%) e dillapiole (8,50%), enquanto que carotol (9,77%), dillapiole (9,18%), trans-?-guaieno (9,05%) e (E)-cariofileno (8,53%) foram os principais constituintes do óleo de caule. A atividade dos óleos contra Tetranychus urticae foi avaliada por 24 h. O óleo do caule (LC50 = 1 x 10-2 µL/L of air) foi quatro vezes mais tóxico do que o óleo de folha (LC50 = 4 x 10-2 µL/L of air), mas 2,5 vezes menos ativo do que o eugenol, o qual foi utilizado como o controle positivo.

Biografia do Autor

Jose Candido Selva de Oliveira, UFRPE

Colaborador no Programa de Pós-graduação em Química da UFRPE, Departamento de Química, área de Química de Produtos Naturais.

Claudio Augusto Gomes da Camara, UFRPE

Professor Adjunto do Departamento de Química da UFRPE, área de Química de Produtos Naturais.

Roberta Claudia S. Neves, UFRPE

Pós-graduanda no Programa de Pós-graduação em Química da UFRPE, Departamento de Química, área de Química de Produtos Naturais.

Priscilla da Silva Botelho, UFRPE

Pós-graduanda no Programa de Pós-graduação em Química da UFRPE, Departamento de Química, área de Química de Produtos Naturais.

Publicado

13-01-2018