Screening Fitoquímico e Avaliação da Toxicidade de Croton heliotropiifolius Kunth (Euphorbiacea) frente à Artemia salina Leach

Autores

  • Jéssica Andrade Gomes Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Izabela Rangel Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Marllon Alex Nascimento Santana Universidade Federal de Pernambuco
  • Tainá Maria Santos da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Irene de Andrade Gomes Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Sônia Pereira Leite Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Croton heliotropiifolius, fitoquímica, Artemia salina

Resumo

A espécie Croton heliotropiifolius Kunth é utilizada no tratamento de desconfortos gástricos, vômitos, disenteria e antitérmico. Este trabalho foi desenvolvido a fim de realizar um screening fitoquímico dos extratos metanólicos do caule, flores e folhas da espécie C. heliotropiifolius, e avaliar a toxicidade frente à Artemia salina. Os extratos do caule, flores e folhas apresentaram rendimentos de 22,7 %; 31,4 %; 14,2 %, respectivamente. Foi identificada a presença de compostos químicos, tais como flavonóides nas folhas e flores, cumarinas no caule e em menor concentração nas flores. Alcalóides e saponinas estão ausentes no material estudado. Os extratos metanólicos apresentaram alta toxicidade com valores de CL50 < 80 µg/mL frente Artemia salina. Este estudo pode contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos relativos à composição química e toxicidade desta espécie. 

Biografia do Autor

Jéssica Andrade Gomes Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia da Universidade Fderal de Pernambuco. Pós-Graduanda em Ciologia Clínica pela Universidade Federal de Pernambuco. Deparatmento de Histologia e Embriologia da Universiade Federal de pernambuco.

Publicado

21-06-2017