REARRANJOS DE CLAISEN MAIS USADOS EM SÍNTESE ORGÂNICA: UMA REVISÃO

João Rufino Freitas Filho, Juliano Carlo Rufino Fraitas, Jucleiton José RUFINO de Freitas, Mauricelia Maria de Sousa Mata, Cosme Silva Santos, Claudia Lays Araújo Almeida, Rodrigo André Avelino

Resumo


Este manuscrito trata-se de uma revisão bibliográfica sobre os principais rearranjos [3,3]-sigmatrópicos, mas especificamente rearranjos de Claisen, mais usados em síntese orgânica nos últimos 16 anos. Produtos rearranjados resultam em uma estabilidade termodinâmica. Em reação pericíclica o termo "deslocamento sigmatrópico" ou "rearranjo sigmatrópico" é mais adequado do que simplesmente rearranjo. Os rearranjos de Claisen estão entre as mais conhecidas reações pericíclicas usando a regra de Woodward-Hoffmann.  Neste estudo foram examinadas além dos rearranjos os seus mecanismos. 


Palavras-chave


Síntese Orgânica; rearranjos; rearranjos Claisen.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online