Afinidade e Espontaneidade de Interações Fenol e Mn (II) em Sistemas Aquosos Simples e Binários em Sítios Adsorventes de Caulinitas

Autores

  • Carla Regina Abreu Pinheiro UFPA
  • Vanda Porpino Lemos UFPA
  • Heronides Adonias Dantas Filho UFPA
  • Kelly das Graças Fernandes Dantas UFPA
  • Marta Helena Tavares Pinheiro Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Adsorção, Rejeito de caulim

Resumo

Este estudo visa à caracterização de adsorventes, preparados a partir de rejeito de caulim sem tratamento (RCST) e tratado com ácido húmico (RCAH), e aplicabilidade nos processos de adsorção de fenol e Mn (II), em sistemas aquosos simples (SS) e binário (SB). A caracterização dos materiais foi feita por DRX, espectros FTIR, MEV/EDS e ATD/DTG. A avaliação das afinidades dos processos de interações fenol e Mn (II) nos sítios adsorventes das caulinitas foi efetuada a partir dos coeficientes de distribuição Kd e a viabilidade e espontaneidade foram investigadas com base nos cálculos do coeficiente de separação (KR) e energia livre de Gibbs (?Go), respectivamente. Os resultados não indicaram diferenças aparentes nos espectros FTIR e padrões de DRX dos adsorventes, mas foi verificado que as curvas ATD e DTG do RCAH, se diferenciam em relação ás do RCST, principalmente na faixa de temperatura 350 a 400 oC, devido à decomposição do ácido húmico. Nos processos de adsorção foi verificado que qmáx do fenol e Mn (II) nos sistemas simples e binários seguiu a ordem de adsorção RCAH>RCST e RCST>RCAH, respectivamente. A afinidade de adsorção do fenol em sistemas simples e binários segue a ordem RCAH>RCST, sendo menor nos sistemas binários. Por outro lado, a presença de fenol favorece o aumento de afinidade e viabilidade dos processos de adsorção do Mn (II) nos sítios adsorventes das caulinitas. Os processos de adsorção foram considerados espontâneos, sendo de natureza física nos sistemas simples e físico-químicos nos sistemas binários.

Biografia do Autor

Carla Regina Abreu Pinheiro, UFPA

Mestre em Química Analítica pela UFPA, atuando na área de química analítica com experiência em equilíbrio das reações de adsorção.

Vanda Porpino Lemos, UFPA

Professora colaboradora nos programa de pós-graduação em Química e em Geociências da UFPa, bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq-PQ-2) e orientadora de mestrado e doutorado nas áreas de Ciências de Materiais (adsorção de contaminantes orgânicos voláteis em argilas hidrofílicas, organofílicas e em PCHs) e Geoquímica (avaliação do grau de humificação, concentrações da matéria orgânica dissolvida e carbono pirogênico em solos amazônicos) e membro do grupo de pesquisa de Espectrometria Analítica Aplicada-UFPA.

Heronides Adonias Dantas Filho, UFPA

Atualmente é diretor da Faculdade de Química da UFPA e é coordenador do Grupo de Espectrometria Analítica Aplicada (GEAAP). Tem experiência na área de Química Analítica.

Kelly das Graças Fernandes Dantas, UFPA

Atualmente é professor associado II da Faculdade de Química-UFPA, coordenadora do Grupo de Espectrometria Analítica Aplicada (GEAAP) e membro do Comitê de Pesquisa PIBIC da UFPA. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em técnicas espectroanalíticas: FAAS, GFAAS, ICP-OES, MP-AES, HPLC-ICP-MS e HPLC-GFAAS.

Marta Helena Tavares Pinheiro, Universidade Federal do Pará

Professora Associado I da Faculdade de Química-UFPA, membro do grupo de pesquisa de Espectrometria Analítica Aplicada-UFPA, coordenadora de projetos de pesquisas vinculados ao reaproveitamento de rejeitos minerais e vegetais como materiais precursores na síntese de adsorventes alternativos na remoção de poluentes inorgânicos e orgânicos, atuando na área de química analítica em métodos de separação, tratamento de efluentes líquidos, determinação de elementos traços e equilíbrio das reações de adsorção.

Publicado

08-09-2017