UTILIZAÇÃO DAS SÉRIES DE TV NO ENSINO DE QUÍMICA

Jéssica Itaiane Ramos de Souza, Bruno da Silva Leite

Resumo


Neste artigo, foi analisado e identificado o potencial de séries de TV para o ensino de química, destacando alguns obstáculos e possibilidades. Para isso, foi realizada uma pesquisa da série que tem gênero ciência/química e ficção científica/química, apresentando os obstáculos epistemológicos e o carácter multi, pluri e interdisciplinar presente em alguns episódios. Os resultados indicam que o obstáculo primeira experiência é o mais evidente em série. Em adição, a maioria dos episódios analisados apresenta caráter multidisciplinar, por questões englobam que podem ser trabalhados nas disciplinas de química e biologia. Foi estabelecido que a série de TV apresenta uma nova forma de possibilidade de contextualizar as classes, uma vez que são parte do cotidiano dos alunos.


Palavras-chave


Ensino de Química, obstáculos epistemológicos, Série de TV



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online