UTILIZAÇÃO DAS SÉRIES DE TV NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Jéssica Itaiane Ramos de Souza
  • Bruno da Silva Leite

Palavras-chave:

Ensino de Química, obstáculos epistemológicos, Série de TV

Resumo

Neste artigo, foi analisado e identificado o potencial de séries de TV para o ensino de química, destacando alguns obstáculos e possibilidades. Para isso, foi realizada uma pesquisa da série que tem gênero ciência/química e ficção científica/química, apresentando os obstáculos epistemológicos e o carácter multi, pluri e interdisciplinar presente em alguns episódios. Os resultados indicam que o obstáculo primeira experiência é o mais evidente em série. Em adição, a maioria dos episódios analisados apresenta caráter multidisciplinar, por questões englobam que podem ser trabalhados nas disciplinas de química e biologia. Foi estabelecido que a série de TV apresenta uma nova forma de possibilidade de contextualizar as classes, uma vez que são parte do cotidiano dos alunos.

Biografia do Autor

Jéssica Itaiane Ramos de Souza

Graduada em Licenciatura em Química pela UFRPE/UAST.  Mestranda em ciência de Materiais na UFPE. 

Bruno da Silva Leite

Bruno Silva Leite é Docente em Ensino de Química na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordena o LEUTEQ (Laboratório para elaboração e utilização das tecnologias no ensino de química).

Publicado

06-09-2018