Sobre a Nomenclatura de Carboidratos

Autores

  • Fabrício Bracht Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ricardo B. de Alencastro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

carboidratos, nomenclatura, recomendações da IUPAC, glicose, estereoquímica

Resumo

Este artigo faz um recorte da história e dos detalhes da nomenclatura de carboidratos. Abordam-se questões relacionadas à evolução histórica da nomenclatura e de sua importância para o que hoje é tomado como referência nos livros de química. Neste texto, são descritos também os protagonistas desta história, com uma breve apresentação de seus trabalhos e de suas contribuições para este tópico. Por fim, algumas recomendações e comentários são feitos sobre as convenções usadas pela IUPAC.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20110039

Biografia do Autor

Fabrício Bracht, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Obteve seu título de mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Têm experiência na área de bioquímica, metabolismo e energética com ênfase em metabolismo hepatico e química computacional, atuando nos seguintes temas: metabolismo hepático em ratos do NAD+ extracelular, gliconeogênese, eicosanoides e artrite, modelagem molecular, dinâmica molecular e cálculo de energia livre. Teve ingresso no curso de doutorado em química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desenvolve sua tese na área de química computacional e bioquímica Laboratório de Físico-Química Orgânica e Modelagem Molecular (LABMMOL).

Ricardo B. de Alencastro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1965), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969) e doutorado em Fisico Química - Université de Montreal (1972). Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ-RJ e Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem molecular, metodos semi-empiricos, dinâmica molecular, métodos semi-empíricos e fisicoquímica orgânica.

Downloads

Publicado

28-08-2011

Edição

Seção

Nomenclatura em Química