Ciclo de Vida de Compósitos com Fibras Vegetais: Uma Análise Qualitativa das Emissões de Gases Efeito Estufa (GEE) do Compósito de Polipropileno com Fibra de Sisal

Diego L. Medeiros, Arilma Tavares, Ian Rozados, Everton Santos, Josiane D. Viana

Resumo


As mudanças climáticas tem despertado a necessidade de um novo padrão de produção para a redução das emissões dos Gases Efeito Estufa (GEE). Nesse contexto, o objetivo desse artigo foi mapear o ciclo de vida da produção de um capacete de obra feito a partir do Compósito de Fibra Vegetal (CFV), que é um composto de polipropileno de origem fóssil e fibra de sisal, com ênfase no impacto ambiental das emissões de GEE. A metodologia do trabalho consistiu em consultas na literatura, investigação da planta piloto do Laboratório de Polímeros do SENAI CIMATEC (Salvador BA) e comparação do Pensamento do Ciclo de Vida do capacete de obra considerando o polipropileno (PP) puro de origem fóssil e o CFV, 80% polipropileno e 20% sisal, sendo considerada as fontes de emissão de GEE com base no método GHG Protocol. Foi observado que a inserção da fibra vegetal na matriz polimérica demonstrou benefícios econômicos, devido, principalmente, ao preço da fibra vegetal ser quatro vezes inferior ao preço do polipropileno. Constatou-se que as emissões de GEE no Escopo I e II são iguais para ambos os capacetes devido a similaridades no processo de Manufatura. Em compensação, apenas a análise qualitativa do Escopo III apresentou diferenças entre as cadeias produtivas do capacete de PP puro e CFV por conta dos insumos que cada um utiliza. Concluiu-se que, independente da quantificação das emissões de GEE de forma quantitativa em cada Escopo, é notável que a diferença nas emissões de GEE da produção do capacete de PP puro em relação ao capacete de CFV é devido as etapas de Pré-manufatura e Pós-uso, visto que não há diferença significativa no impacto ambiental dos capacetes na etapa de Manufatura e Uso.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160083


Palavras-chave


Compósitos de Fibras Vegetais; Sisal; Polipropileno; Gases do Efeito Estufa; Análise do Ciclo de Vida (ACV).

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online