Avaliação Experimental do Desempenho de Motores do Ciclo Diesel Utilizando Misturas Biodiesel/Diesel Marítimo

Autores

  • Luciano S. A. Souza SENAI CIMATEC
  • Lilian L. N. Guarieiro SENAI CIMATEC
  • Alex A. B. Santos Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia e Ambiente

Palavras-chave:

Biodiesel, diesel marítimo, alto teor de enxofre, motor diesel.

Resumo

O óleo diesel é um combustível muito utilizado no Brasil e sua composição pode apresentar teores de enxofre elevados podendo chegar até 5.000 ppm (0,5% em massa) a depender de sua finalidade, como é o caso do combustível utilizado em embarcações, o chamado diesel marítimo. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho (potência, torque e consumo de combustível) de motores do ciclo diesel abastecidos com misturas de diesel marítimo e biodiesel. Os combustíveis avaliados foram as misturas de 5% (B5); 10% (B10); 20% (B20); 40% (B40), 60% (B60) de biodiesel adicionado ao diesel marítimo e o biodiesel puro (B100). Os resultados obtidos para potência demonstram que as misturas de biodiesel tiveram melhor desempenho na rotação em torno de 2500 rpm. Os resultados de torque para as misturas combustíveis estiveram na faixa de 366 – 374 Nm na rotação em torno de 1500 rpm e 370 Nm para o diesel marítimo em mesma rotação. O diesel marítimo apresentou os melhores resultados de consumo de combustível (20,8 kg/h a 1500 rpm). A utilização 5% de biodiesel adicionado ao diesel marítimo foi 7,7% mais vantajoso economicamente do que diesel marítimo puro.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160085

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Publicado

29-07-2016