Compostos Fenólicos e Screening da atividade antioxidante de coprodutos desidratados do Theobroma grandiflorum

Erlania do Carmo Freitas, Hanna Elisia Araujo Barros, Marcondes Viana da Silva, Adriana da Silva Miranda, Renata Ferreira Santana

Resumo


Theobroma grandiflorum é um fruto produzido em abundância na região norte do Brasil. Possui sabor bastante característico, e sua polpa é muito utilizada na industrialização de vários tipos de alimentos. Durante a industrialização, as frutas acabam gerando grandes quantidades de coprodutos que são descartados sem aproveitamento. Objetiva-se com o presente estudo obter farinhas através dos coprodutos da indústria de polpa de frutas do cupuaçu, analisar os compostos fenólicos e o screening de antioxidantes. Para analises dos compostos fenólicos e o Screening de antioxidantes foram utilizada à metodologia usando o espectofotômetro. Observou-se  valores significativos de compostos fenólicos (403mg de ácido gálico.100-1), alta atividade antioxidante pelo DPPH?+ (146,9%), elevada atividade antioxidante (710,1 mg de equivalente de vitamina C.100 g-1) frente ao radical ABTS+, e poder redutor (578,4 mg.100g-1 de BHT). Foi realizada correlação entre os compostos fenólicos e a ação antioxidante através do EC50 onde os compostos fenólicos apresentaram correlação forte com (R² 0,927) o que significa boa correlação entre as variáveis. Estes resultados afirmam o alto potencial nutricional dos coprodutos do cupuaçu. 

Palavras-chave


Compostos bioativos; DPPH; Cupuaçu; Nutrição; Aproveitamento.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online