Reciclagem de Resíduos da Indústria Calçadista e Avaliação da Degradação em Solo

Autores

  • Michel Vinícius Flach Universidade Feevale
  • Ellen Seibt Universidade Feevale
  • Eduardo Luís Schneider Universidade Feevale
  • Viviane de Lima Universidade Feevale
  • Valdir Soldi Universidade Feevale
  • Luiz Carlos Robinson Universidade Feevale
  • Liane Bianchin Universidade Feevale
  • Vanusca Dalosto Jahno Universidade Feevale

Palavras-chave:

blendas, CO2, resíduos, TGA, MEV

Resumo

O setor de produção de calçados é um grande gerador de resíduos sólidos, exemplo são os resíduos de tecido de algodão e de borracha, que são materiais termofixos, assim apresentando características que dificultam a reciclagem. Assim, o objetivo deste estudo é a reciclagem mecânica destes resíduos, a partir de blendas contendo estes e polímeros de base, processados mecanicamente por cominuição,  extrusão e peletização, obtendo-se materiais analisados químicamente e posteriormente submetidos aos processos de injeção e laminação a fim de observar as características na forma de produtos industrializados. Os materiais foram caracterizados por ensaios de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Análise termogravimétrica (TGA) e Avaliação da Taxa de Liberação de CO2, onde observou-se que as amostras de material reciclado contendo tecido e os polímeros de base, apresentaram os valores de taxa de liberação de CO2 superiores aos valores do ensaio somente com o tecido, visto que este é um material biodegradável. Os materiais reciclados foram ainda submetidos aos processos de laminação e injeção onde foram avaliados de acordo com ensaios característicos para a produção de palmilhas de montagem, apresentando resultados satisfatórios para esta finalidade. Desta forma observa-se que o presente estudo é um avanço para a tecnologia de processamento de materiais, gerando novos produtos, com características adequadas à processos fabris e que apresentam capacidade de degradação microbiológica, quando descartados em solo.

Biografia do Autor

Michel Vinícius Flach, Universidade Feevale

Doutorando em Ciência e Tecnologia dos Materiais (PPGE3M) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Graduando em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestre em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale (2015). Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UCAM (2016). Bacharel em Engenharia Industrial, Habilitação em Engenharia Industrial Química, área de concentração, Desenvolvimento de Matérias-Primas pela Universidade Feevale (2012). Assistente Técnico no Projeto de Pesquisa "Desenvolvimento de Síntese de Membranas Íon-Seletivas e Separadores de Fluxo para Sistemas de Eletrodiálise e sua Aplicação ao Tratamento de Água de Abastecimento Público e Efluentes Industriais" na Universidade Feevale. Pesquisador voluntário em demais projetos de pesquisa que tratam sobre desenvolvimento de materiais, tratamento de água e efluentes e reciclagem de resíduos sólidos. Consultor de engenharia pela empresa S&F Engenharia nas áreas Ambiental, Industrial e de Segurança do Trabalho.

Ellen Seibt, Universidade Feevale

Estudante do curso de Engenharia Química da Universidade FEEVALE. Possui formação no Curso Técnico em Administração, eixo gestão e negócios no Colégio Cenecista Frederico Michaelsen (2012). Atua como bolsista de Iniciação Científica na área de nanotecnologias, biomateriais poliméricos, degradação de materiais. Tem experiência em análises do solo

Eduardo Luís Schneider, Universidade Feevale

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Engenharia na área de concentração: Ciência e Tecnologia dos Materiais pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais - PPGE3M (Conceito CAPES 7) pela UFRGS (2005) e doutorado em Engenharia na área de concentração: Ciência e Tecnologia dos Materiais, também pelo PPGE3M da UFRGS (2009). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Feevale, onde participa do Grupo de Pesquisa em Design e do Grupo de Pesquisa em Materiais Metálicos. Na pós-graduação, é docente permanente e Coordenador Substituto do Mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, onde ministra disciplinas sobre materiais cerâmicos e reciclagem, além de orientar e ministrar disciplinas na graduação para os cursos Engenharia e Design. Tem experiência nas áreas de: Seleção de Materiais e Processos de Fabricação; Ensaio e Caracterização de Materiais; Processos de Reciclagem de Materiais; Projeto de Produto. Tem atuado como revisor do Journal Resources, Conservation & Recycling e já realizou Consultoria ad hoc sobre Plano de Trabalho de Doutorado Sanduíche CSF na área de Materiais da CAPES.


Viviane de Lima, Universidade Feevale

Docente na Universidade Feevale e na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Licenciada em Química e Química Industrial (2005) pela PUCRS, mestre (2007) e doutora (2010) em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela mesma universidade. Doutorado-sanduíche no Comissariat à lÉnergie Atomique (CEA-Cadarache), França. Possui experiência nos seguintes temas: química orgânica, síntese, polímeros, nanocompósitos poliméricos, mudanças climáticas, geoquímica de rochas e minerais.

Valdir Soldi, Universidade Feevale

Formado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), Mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), Doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1987) e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado de New Jersey-USA (1993-1994). Atualmente é Professor Associado atuando como pesquisador e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Química e Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina. Em termos de pesquisa atua no estudo das propriedades físico-químicas de polímeros (caracterização, efeitos de aditivos, estabilidade), com ênfase em: filmes e biofilmes aplicados a área de alimentos e na incorporação e liberação controlada de princípios ativos, e, no estudo de sistemas nano-estruturados (nanopartículas, micelas) obtidos a partir de copolímeros em bloco para aplicação no transporte e liberação de fármacos.

Luiz Carlos Robinson, Universidade Feevale

possui graduação em LICENCIATURA PLENA PARA GRADUAÇÃO DE PROFESSORES pelo CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ (1996) e pós-graduação (especialização) em GESTÃO DA PRODUÇÃO, pela UNIVERSIDADE FEEVALE (1996). É Mestre em QUALIDADE AMBIENTAL (atualmente está cursando o doutorado pelo mesmo programa) pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL da UNIVERSIDADE FEEVALE. Atualmente é professor ensino superior-assist. nível II da UNIVERSIDADE FEEVALE e professor de pós-graduação (especialização) da ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING - RS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Educação e Tecnologia. Presta consultoria nas áreas de materiais, controle da qualidade e processos industriais.

Liane Bianchin, Universidade Feevale

Possui graduação em Licenciatura em Quimica pela Universidade Luterana do Brasil (1995), Especialização em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e Mestrado em Química Analítica e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É professora adjunta nível I da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental e Química do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Análises de solos, determinação de metais em matrizes complexas, desenvolvimento de metodologias, amostras ambientais, espectrofotometria de absorção atômica.

Vanusca Dalosto Jahno, Universidade Feevale

Professora e pesquisadora da Universidade Feevale, atuando no Mestrado profissional em Tecnologias de Materiais e Processos Industriais e no PPG em Qualidade Ambiental. Possui graduação em Química Industrial e Licenciatura Plena em Química pela PUCRS (2003), mestrado em Engenharia de Materiais pela UFRGS no PPGE3M (2005) e Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS (2009). Trabalha na área de polímeros biodegradáveis, biomateriais poliméricos para área médica/odontológicas/veterinária, nanotecnologias, Tintas e adesivos, degradação de materiais (in vitro, câmara de envelhecimento acelerado UV e intempéries), educação ambiental e reciclagem. 

Publicado

13-01-2018