Jogo das Soluções: Simulando um Experimento no Laboratório de Química Utilizando uma Proposta Lúdica Para o Ensino Médio

Pierre Basílio Almeida Fechine, Francisco José Matheus Oliveira Diógenes

Resumo


Este trabalho aborda a criação de um jogo que simula o experimento de preparo e diluição de soluções. Este foi imaginado devido às dificuldades encontradas no ensino de Química, como a falta de laboratórios em eventuais escolas brasileiras. A ideia é de somar o lúdico e o pedagógico na abordagem do conteúdo de soluções. O jogo possui fichas, cartas e tabuleiro, materiais acessíveis e que podem ser reproduzidos em outras instituições de ensino. O projeto foi executado em uma escola pública, com 50 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A aquisição dos resultados se deu pela aplicação de questionários, que foram distribuídos para os estudantes e ao professor da disciplina. O jogo foi bem aceito pela comunidade escolar, pois foi relatado que essa ideia auxiliou no processo de aprendizagem, além de possuir um caráter inovador devido à característica lúdica e dinâmica. Foi constatado que o jogo contribuiu para os alunos assimilarem melhor conceitos de concentração, diluição, molaridade, vidrarias, regras de segurança em laboratório e aplicações destes tópicos no contexto dos estudantes.


Palavras-chave


Jogo, soluções, ensino de química, lúdico

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online