Carotenoides: propriedades, aplicações e mercado

Autores

  • Sabrina da Silva Mesquita Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

corantes naturais, carotenoides, propriedades de carotenoides, aplicações de carotenoides, mercado de carotenoides

Resumo

A crescente busca por produtos naturais tem motivado a substituição de corantes artificiais por naturais, pois segundo alguns estudos, o consumo de corantes artificiais pode causar danos à saúde. Os carotenoides são corantes naturais, lipofílicos, com coloração amarela, laranja ou vermelha e se encontram amplamente distribuídos na natureza como em algas, plantas, crustáceos, peixes, aves e micro-organismos. Esses pigmentos podem ser aplicados em diversas indústrias, não somente com a finalidade de colorir, como também para enriquecer alimentos e até mesmo compor suplementos alimentares, rações, fármacos e cosméticos. Diante do aumento da demanda de carotenoides, estima-se que o mercado mundial movimentará vultosas quantias nos próximos anos. Considerando este fato, no cenário nacional, pode haver a elevação das importações, enquanto as exportações poderão se manter como nos últimos seis anos, com valores irrisórios, uma vez que são escassos os investimentos no desenvolvimento tecnológico de produção de carotenoides no Brasil.

Biografia do Autor

Sabrina da Silva Mesquita, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sabrina da Silva Mesquita ingressou no curso de graduação em Ciências Biológicas, no primeiro semestre de 2007, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Durante a graduação, iniciou seu contato com a pesquisa científica, por meio de iniciação científica, trabalhando com a produção de etanol de segunda geração. No primeiro semetre de 2011, concluiu sua graduação com o título de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e neste mesmo ano iniciou seus estudos no Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (Escola de Química - UFRJ) para cursar o mestrado acadêmico. Foi no mestrado que seu trabalho com carotenoides foi iniciado. A pesquisa de dissertação envolveu a produção biotecnólogica de beta-caroteno por microalga. Foi com o projeto de dissertação, intitulado "Avaliação de estratégias para a indução da produção de beta-caroteno por Dunaliella bardawil", que ganhou a bolsa FAPERJ NOTA 10.

Recebeu o título de mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos em 2013.

No mesmo ano, foi dado início ao curso de doutorado no mesmo programa de pós-graduação. A pesquisa de tese é acerca do levantamento de espécies de microalgas brasileiras capazes de produzir carotenoides, bem como as condições importantes para a sua produção.

Desde a graduação, participou de eventos como Simpósios e Congressos de Química, Engenharia Química, Oceanografia, Ficologia, Biotecnologia de Algas, entre outros.

Em 2015, iniciou sua participação como revisora da revista "Biomass & Bioenergy".

Publicado

17-04-2017