Otto Richard Gottlieb (31/08/1920-20/06/2011)

Maximus T. Santiago

Resumo


Em 20 de junho de 2011, o Brasil perde um do seu mais brilhantes cientistas: professor Otto Gottlieb. O mais importante Químico de Produtos naturais  foi indicado para o Prêmio Nobel de Química de 99 por seu trabalho pioneiro no estudo da composição das plantas, realizado ao longo dos últimos 40 anos, trabalho esse que foi fundamental para revelar a enorme biodiversidade da flora brasileira, que é a mais rica do mundo.

Este artigo é uma adaptação do discurso proferido, em dezembro de 2001, pelo Diretor do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal Fluminense, Prof. Maximus Taveira Santiago, na cerimônia de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa concedido ao Prof. Otto Richard Gottlieb pela Universidade Federal Fluminense. 

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20110026


Palavras-chave


Prof. Otto Richard Gottlieb

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online