Caracterização Físico-Química da Casca de Ovo de Galinha e Utilização como Fonte para Produção Compostos de Cálcio

Simone Garcia Avila, Aleff Rodrigues Santos

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo a caracterização físico-química da casca de ovo de galinha e também sua utilização para a produção de carbonato de cálcio (CaCO3) e óxido de cálcio (CaO), substâncias importantes do ponto de vista industrial e social, uma vez que são utilizadas na construção civil, na alimentação e como nutrientes para solos. Técnicas como Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Análise Termogravimétrica (TG) foram utilizadas para a caracterização físico-química das amostras estudadas. Essas técnicas possibilitaram a obtenção de informações sobre a estrutura e superfície da casca de ovo, assim como seu comportamento térmico. Testes mais específicos voltados para a caracterização química também foram realizados. Testes qualitativos foram utilizados para identificar as substâncias presentes na amostra, e posteriormente quantificados a partir de método clássico e instrumental. Procedimentos envolvendo a obtenção de CaO e isolamento de CaCO3 também foram desenvolvidos. O estudo mostrou que a casca de ovo de galinha pode ser uma fonte importante para a produção de CaCO3 e CaO. 


Palavras-chave


Esta pesquisa teve como objetivo a caracterização físico-química da casca de ovo de galinha e também sua utilização para a produção de carbonato de cálcio (CaCO3) e óxido de cálcio (CaO), substâncias importantes do ponto de vista industrial e social, uma

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online