Versatilidade de um sistema em fluxo multicomutado na determinação espectrofotométrica de três analitos

Paulo Roberto Barros Gomes, Helson Souza de Lima, Anderson de Jesus Dias Lima, Ridvan Nunes Fernandes, Wellington da Silva Lyra, Francisco Antônio da Silva Cunha, Eduardo Fonseca Silva, Marcos Leandro Barbosa Ferreira, Wanderson Souza de Lima

Resumo


Neste trabalho foi desenvolvido um sistema de multicimutação em fluxo para determinação de diclofenaco de sódio, ácido acetilsalicílico e fluoretos em injetáveis, comprimidos e águas de torneira, respectivamente. Para diclofenaco de sódio o método usado foi baseado em sua reação com permanganato de potássio (20 - 80 mg L-1). Para ácido acetilsalicílico o método usado foi baseado na reação de Trinder após hidrólise alcalina do analito (25 - 100 mg L-1). Para íons fluoreto o método usado foi o bem conhecido SPADNS (0.4 - 1.6 mg L-1). Resultados foram comparados com seus respectivos métodos de referência e, aplicando o teste-t emparelhado, nenhuma diferença estatísticamente significativa foi verificada entre eles ao nível de confiança de 95%. Após a otimização das variáveis do sistema analítico, ele foi capaz de analizar 80, 72 e 68 amostras h-1 contendo diclofenaco de sódio, ácido acetilsalicílico e fluoretos, respectivamente com geração de resíduos reduzida de acordo com os princípios básicos da química verde.

Palavras-chave


sistema de injeção em fluxo; multicomutação; injetáveis; comprimidos; águas de torneira



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online