Fármacos para o tratamento do diabetes tipo II: Uma visita ao passado e um olhar para o futuro

Autores

  • Raissa Alves da Conceição Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Paula Nogueira da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Leticia de Castro Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

diabetes, fármacos antidiabéticos, hiperglicemia, hipoglicemiantes, química medicinal

Resumo

O diabetes mellitus consiste em uma síndrome metabólica caracterizada por níveis elevados de glicose sanguínea (hiperglicemia). Atualmente, cerca de 90-95% dos casos de diabetes são do tipo II, o qual se desenvolve a partir de um quadro inicial de resistência periférica à insulina. Em decorrência do avanço exponencial dos principais fatores de risco para o estabelecimento da doença, incluindo a obesidade, maus hábitos alimentares, estilo de vida sedentário e envelhecimento populacional, as estatísticas apontam para a existência de uma epidemia global de diabetes tipo II, com estimativas assustadoras para o futuro. Tratando-se de uma doença crônica sistêmica de progressão lenta, há uma demanda imediata por medicamentos eficazes e com um perfil de segurança adequado ao uso contínuo. Esta revisão detalha a evolução dos fármacos antidiabéticos atualmente disponíveis no mercado farmacêutico, demonstrando os avanços realizados até então e os desafios para o futuro.

Biografia do Autor

Raissa Alves da Conceição, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluna de graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista PIBIC-CNPq no Laboratório LaSOQuiM (UFRJ), sendo orientada pela prof. Maria Letícia de Castro Barbosa, autora correspondente deste artigo.

Paula Nogueira da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluna de graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bolsista FAPERJ de iniciação científica no Laboratório LaSOQuiM (UFRJ), sendo orientada pela prof. Maria Letícia de Castro Barbosa, autora correspondente deste artigo.

Maria Leticia de Castro Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), habilitação em Bioquímica Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), pós-graduação Lato-Sensu em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), tendo realizado parte de seu trabalho de doutorado em estágio sanduíche na Tübingen Universität - Alemanha, sob supervisão do Prof. Dr. Stefan Laufer. Atualmente é Professora Adjunta de Química Farmacêutica e Medicinal na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como pesquisadora nas áreas de Química Medicinal e Síntese Orgânica.

Publicado

23-02-2017