Imagem para capa

Síntese e caracterização do material mesoporoso SBA-15 obtido com diferentes condições de síntese.

Fernando Rodrigo Dantas Fernandes, Anne Gabriella Dias Santos, Luiz Di Souza, Adriana Paula Batista dos Santos, Vinícius Patrício da Silva Caldeira

Resumo


Os materiais mesoporosos tem recebido muita atenção devido as suas características promissoras na área de catalise, adsorção e troca iônica. Dentre esses materiais se destaca o SBA -15 que possui uma estrutura hexagonal e unidirecional, grande estabilidade térmica e hidrotérmica e alto diâmetro médio de poros. A síntese desse material ocorre em meio ácido, utilizando o P123 como direcionador orgânico e o TEOS como fonte de sílica. Apesar de utilizar somente um direcionador orgânico, outros materiais a base de sílica, como o KIT-6, utilizam um álcool como codirecionador de estrutura, reduzindo o tempo de envelhecimento em até 24 horas em relação ao SBA-15. O presente trabalho tem como objetivo sintetizar o SBA-15 utilizando o Butanol no processo de síntese, a fim de se obter um material em um menor tempo e caracterizá-lo com o intuito de avaliar a utilização do Butanol na síntese através dos materiais obtidos. As amostras foram sintetizadas conforme Zhao et al. (1998a) e com modificações utilizando o Butanol e caracterizados por DRX, TG/DTG, adsorção/dessorção de nitrogênio e MEV. O material sintetizado com o butanol apresentou propriedades texturais , estruturais e morfológicas semelhantes à amostra padrão, típicas de materiais do tipo SBA-15, mesmo com a redução de 24 horas de sua síntese. Os materiais sintetizados com o uso do álcool, apresentaram paredes mais espessas o que confere a esse material uma maior resistência. Foi possível reduzir o tempo de síntese do SBA-15 em 24 horas, obtendo-se materiais de alta qualidade, utilizando o Butanol durante a sua síntese.

Palavras-chave


SBA-15; Síntese; Caracterização; Butanol

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online