Atividade Tóxica Frente à Artemia salina e Biomphalaria glabrata de Extratos Brutos e Frações Glicoalcaloidais de Solanum spp.

Grazielle Lopes, Tânia Maria S. da Silva, Aurea Echevarria

Resumo


O gênero Solanum é o maior e o mais complexo da família Solanaceae e, a América do Sul constitui seu centro de diversidade e distribuição. Suas espécies são ricas em glicoalcalóides e flavonoides que lhes conferem diversificadas atividades biológicas. Neste trabalho foram obtidos os extratos brutos em etanol (90%) de 6 espécies, S. americanum, S. capsicoides, S. crinitum, S. lycocarpum, S. seaforthianum e S. variabile e as respectivas frações glicoalcaloidais. As espécies S. crinitum e S. seaforthianum apresentaram as frações glicoacaloidais mais abundantes. Os ensaios frente ao microcrustáceo Artemia salina mostraram que, tanto os extratos brutos como as frações glicoalcaloidais apresentaram toxidez significativa, sendo as frações de S. seaforthianum (DL50 = 1 ug/mL) e de S. crinitum (DL50 = 13 ug/mL) as mais tóxicas. Diante dos ensaios moluscicidas, todos os extratos brutos e algumas das frações glicoalcaloidais não apresentaram atividade significativa. Porém, as frações de S. seaforthianum e S. crinitum, mostraram-se bastante ativas, DL50 = 34,70 ug/mL e 4,90 ug/mL, respectivamente, podendo este efeito ser correlacionado aos resultados do ensaio de toxidez geral e à maior abundância das frações glicoalcaloidais nessas espécies.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160010


Palavras-chave


Solanaceae; glicoalcaloides; atividade moluscicida; Biomphalaria glabrata; Artemia salina.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online