Produção de Biodiesel Metílico com Óleo Purificado de Moringa oleifera Lamarck

Autores

  • Francisco Sávio G. Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Eli X. de Brito Neto Universidade Federal de Pernambuco
  • Stiven Wei Universidade Federal de Pernambuco
  • Chesque C. Galvão Universidade Federal de Pernambuco
  • Valmir F. de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Valdinete L. da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Nelson M. de Lima Filho Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Extração de óleo, análises de óleo, purificação de óleo, transesterificação alcalina, biodiesel de moringa.

Resumo

Este estudo descreve a extração, caracterização, purificação e conversão do óleo de Moringa oleifera Lamarck em biodiesel. As sementes selecionadas foram separadas em grãos oleaginosos e cascas. Os grãos sofreram extração do seu óleo por duas técnicas: prensagem mecânica e por solvente hexano. Os rendimentos extrativos dos óleos brutos foram de 11,36% (por prensagem) e 36,48% (por solvente), respectivamente. Os óleos brutos foram caracterizados em índices de acidez, de peróxido, de iodo e de saponificação, além da massa específica, viscosidade cinemática, turbidez, teor de cinzas e de umidade. Os óleos brutos foram reunidos formando o misto bruto que recebeu tratamentos de degomagem, neutralização, lavagem e secagem. O óleo misto purificado foi caracterizado de forma semelhante aos brutos e convertido em biodiesel metílico. A transesterificação usada foi alcalina homogênea, razão molar 1:6 (óleo:metanol),  60 oC , 60 min,  KOH como catalisador e agitação mecânica de 300 rpm. O biodiesel purificado foi caracterizado em massa específica (869 kg m-3; 20 oC), viscosidade cinemática (5,5 mm2 s-1, 40 oC), teor de éster (86,2% em escala de bancada e 98,23%, em microescala), índice de acidez (0,43 mg KOH g-1) e teor de água (615,8 mg kg-1).

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160063

Biografia do Autor

Francisco Sávio G. Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutorando de Química Analítica do Programa de Pós-graduação em química do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco.

 

Professor do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE desde 1991 atuando no departamento de química e ministrando disciplinas de Processos Químicos Industriais, Controle de Qualidade, Processos Biotecnológicos, Processos de Alimentos e outras de formação básica em química.

 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4215775790650244

Valdinete L. da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Bolsista de Produtividade 1D Professora Titular do Departamento de Engenharia Quimica, Possui graduação em Quimica pela Universidade Católica de Pernambuco (1972), mestrado em Quimica pela Universidade Federal de Pernambuco (1979) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Tem experiência em Química Analítica, na área de Eletroanalítica e Espectrometria , com sistema automatizados (FIA e SIA e na área Ambiental e Saúde , com ênfase em Biossensores, Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas de abastecimento e residuárias principalmente nos seguintes temas: monitoramento e qualidade de água de abastecimento e resíduária, superficial ou subterrânea e tratamento de águas,utilzando Processos de Adsorção e Oxidação Avançada, Desenvolvimento, caracterização e automação em sistemas biológicoa empregando biossensores.

Nelson M. de Lima Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), e doutorado em Engenharia Química dos Processos Institut National Polytechnique de Lorraine-INPL/Nancy-França (1996). Como Coordenador do Programa de Pós-Graduação no período de 06/2003 a 06/2006, promoveu a criação do curso de doutorado tornando o Programa de Pós-Graduação Plena em Engenharia Química. Atualmente é professor associado 3, e Chefe em exercício do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Modelagem Cinética, Cálculo de Reatores Químicos e Corrosão. Desde 1986, vem atuando principalmente em temas ligados a valorização química e energética de biomassas vegetais ricas em carboidratos, no intuito da produção de polióis, glicóis e monoalcoois, funcionalizados por hidrogenação, oxidação e hidrogenólise. E mais recentemente desde 2004 na valorização catalítica do coproduto da fabricação do biodiesel a glicerina, a partir dos processos de oxidação, acetilação, e hidrogenólise, além da reforma catalítica para produção de H2, além dos processos adsortivos ligados a armazenagem de gás natural, reforma catalítica de gás natural, estudos dinâmicos de reatores bi e trifásicos (hidrodinâmica e transferência de massa), valorização energética de biomassas (gaseificação). 

Downloads

Publicado

10-04-2016