Uma Abordagem Interdisciplinar sobre Qualidade da Água como Estratégia para o Ensino de Ciências

Autores

  • Radamés G. Anacleto Universidade Positivo
  • Patrícia Bilotta Universidade Positivo

Palavras-chave:

Educação de ciências, qualidade da água, parâmetros químicos, físicos e biológicos, IQA, IBVol.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma ferramenta interdisciplinar para abordar conteúdos de química, biologia, física e geografia para o ensino de qualidade da água. A ferramenta foi estruturada em duas partes: 1) entrada de dados de parâmetros químicos, físicos, biológicos, geográficos e de observação (requer a participação do aluno para obter informações sobre os rios de sua comunidade); 2) armazenamento e análise dos dados (integra a prática e o conteúdo teórico). Como conclusão, foram identificados os seguintes aspectos relativos à ferramenta: facilidade de uso, acessibilidade a qualquer computador minimamente configurado, dispensa conexão com internet, pode ser modificada de acordo com as especificidades regionais do país, pode ser atualizada sem qualquer custo, desenvolve uma visão interdisciplinar e global da poluição das águas no aluno.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150156

Biografia do Autor

Radamés G. Anacleto, Universidade Positivo

Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Positivo

Patrícia Bilotta, Universidade Positivo

Professor pesquisador

Programa de mestrado e doutorado em Gestão Ambiental - Universidade Positivo

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Publicado

03-11-2015