Uma Abordagem Interdisciplinar sobre Qualidade da Água como Estratégia para o Ensino de Ciências

Radamés G. Anacleto, Patrícia Bilotta

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar uma ferramenta interdisciplinar para abordar conteúdos de química, biologia, física e geografia para o ensino de qualidade da água. A ferramenta foi estruturada em duas partes: 1) entrada de dados de parâmetros químicos, físicos, biológicos, geográficos e de observação (requer a participação do aluno para obter informações sobre os rios de sua comunidade); 2) armazenamento e análise dos dados (integra a prática e o conteúdo teórico). Como conclusão, foram identificados os seguintes aspectos relativos à ferramenta: facilidade de uso, acessibilidade a qualquer computador minimamente configurado, dispensa conexão com internet, pode ser modificada de acordo com as especificidades regionais do país, pode ser atualizada sem qualquer custo, desenvolve uma visão interdisciplinar e global da poluição das águas no aluno.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150156


Palavras-chave


Educação de ciências; qualidade da água; parâmetros químicos; físicos e biológicos; IQA; IBVol.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online