Caracterização Estrutural, Morfológica e Magnética do Composto Zn1-XCoXO Obtidos por Reação de Combustão

Débora Albuquerque Vieira, Verônica Cristhina Souza Diniz, Ruth Herta G. Aliaga Kiminami, Daniel Reynaldo Cornejo, Verônica Evangelista Lima, Ana Cristina Figueiredo de Melo Costa

Resumo


Este artigo relata a caracterização morfológica e estrutural do composto Zn1-XCoXO (x = 0,05; 0,075 and 0,1 mol de Co) sintetizados pelo método de reação de combustão. As amostras resultantes foram caracterizadas por difração de raios X (DRX), adsorção de nitrogênio (BET), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e caracterização magnética em magnetômetro de amostra vibrante (MAV). Os resultados de DRX mostram que todas as amostras apresentaram a fase unica do ZnO com tamanho de cristalito entre 21 e 27 nm. As micrografias mostram a formação de aglomerados moles em todas as amostras, com valor de área de superfície (BET) de 10,8; 12,5 e 11,6 m2/g para os compostos dopados com 0,05; 0,075 e 0,1 mol de Co, respectivamente. Todos os compostos avaliados apresentaram comportamento paramagnético.

Palavras-chave


Síntese química, caracterização de materiais, Óxido de zinco



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online