Estimação da Incerteza de Medição de um Procedimento Analítico Gravimétrico Aplicado À Hidrossedimentologia Fluvial - Um Exemplo Didático para o Ensino de Metrologia Química nos Cursos Técnico e de Graduação em Química

Autores

  • Magda Cristina F. Pinto Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
  • Welington F. de Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Análise de sedimentos, concentração de sedimento em suspensão, incerteza de medição, lei de propagação de incertezas.

Resumo

A incerteza de medição é um parâmetro fundamental para a avaliação da qualidade do resultado de qualquer experimento.  O resultado de medição acompanhado da correspondente incerteza garante a sua adequação ao propósito de uso, dando-lhe uma medida de sua confiabilidade.  Esse trabalho apresenta uma detalhada e didática estimação das incertezas da concentração de sedimento em suspensão, determinada por um procedimento analítico gravimétrico por filtração, e da descarga sólida de  rio, usando tanto a lei de propagação das variâncias (de incertezas), quanto os seus casos particulares para somas (subtrações) e multiplicações (divisões).  As fontes de incertezas consideradas para estimar a incerteza da concentração de sedimento em suspensão foram a de pesagem (resoluções e calibrações das balanças), resolução do fator de conversão, a precisão intermediária do procedimento analítico como um todo e a precisão de repetibilidade das medições diretas.  As maiores contribuições para a incerteza da concentração de sedimento em suspensão foram as incertezas da precisão intermediária e as das pesagens das amostras.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160058

Biografia do Autor

Magda Cristina F. Pinto, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais

Laboratório de Análises Minerais, LAMIN-BH

Serviço Geológico do Brasil - CPRM

Welington F. de Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Química Nuclear (Chimie Nucléaire) pela Université Louis Pasteur, Strasbourg I e pelo Centre de Recherches Nucléaires de Strasbourg - CRNS do Centre Nationale de la Recherche Scientifique - CNRS (out.1983 - nov.1987). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (jan.1990 - atual). Mestre em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (mar.1980 - ago.1983). Bacharel em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976-1979). Técnico em Química pelo Colégio Técnico da UFMG (1973-1975). Experiência: Publicou 40 artigos em periódicos especializados e 58 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros e 4 livros publicados. Ministrou 28 Cursos de curta duração em Metrologia Química. Orientou 1 dissertação de mestrado, orientou 3 teses de doutorado e co-orientou 2 teses de dotorado nas áreas de Química e Engenharia Química. Atua na área de Química, sub-área Físico-Química com ênfase em: (1) Química Nuclear e Radioquímica: espectroscopias de aniquilação de pósitrons (EAP), desenvolvimento de modelo para a formação de positrônio e caracterização nanoestrutural de materiais poliméricos e vitrocerâmicos. Também atua na sub-área Química analítica: (2) Metrologia Química: Cálculo de incerteza de medições químicas (incerteza analítica) e validação de procedimentos analíticos. Em suas atividades profissionais interagiu com 65 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Colabora com assessoria em Metrologia Química para o LANAGRO-MG MAPA de setembro 2006 até o presente, visando a validação de procedimentos analíticos em alimentos. Co-autor, revisor técnico-científico do "Manual de garantia da Qualidade Analítica - Resíduos e Contaminantes em Alimentos" para o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes - PNCRC Animal" do MAPA.

Publicado

24-04-2016