Contextualização como Estratégia Didática em Vídeo-aulas de Química

Autores

  • João Pedro S. Fidelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Gustavo B. Gibin Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Vídeo-aulas, Contextualização, Estratégia didática.

Resumo

Neste trabalho foram analisadas noventa vídeo-aulas de Química disponíveis no site youtube.com.br durante o período de um ano, com o objetivo de quantificar o uso da contextualização nestas aulas. Além disso, foi feita também uma classificação dos contextos observados, com base em Kato e Kawasaki (2011) e Pires et al. (2010). Para a seleção dos vídeos, foram analisados os vídeos que apresentaram acima de dez mil visualizações, pois consiste em um indicativo do uso deste recurso por estudantes. Ao final da análise foi possível constatar um uso superficial da contextualização como estratégia didática, e foi observado que existe um domínio da abordagem tradicional de ensino, com definições de conceitos e/ou fenômenos, uso de exemplos e resolução de exercícios.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160054

Biografia do Autor

João Pedro S. Fidelis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Licenciando em Quimica pela UNESP FCT Presidente Prudente

Gustavo B. Gibin, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Departamento de Física, Química e Biologia. Atua na área de Ensino de Química, com ênfase em análise de materiais didáticos, experimentação e investigação de modelos mentais.

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Publicado

04-02-2016