Amidoximas: Aplicações e Principais Estratégias Sintéticas

João R. Freitas Filho, Renato Luiz da Silva, Jonh Anderson M. Santos, Edilma Elayne da Silva, Jucleiton José R. de Freitas, Juliano C. R. Freitas, Jonh Anderson M. Santos

Resumo


As amidoximas são uma classe de compostos de interesse sintético. Elas podem servir como materiais de partida para a síntese de compostos heterocíclicos e outro compostos valiosos. A sua utilização como materiais tem permitido uma ampla gama de aplicações em novos produtos farmacêuticos, agentes antitumorais, agentes antimalária, substratos de sintase de óxido nítrico (NOS), materiais têxteis aperfeiçoados, polímeros sintéticos e resinas quelantes. No que respeita à química das amidoximas, durante os últimos 22 anos, algumas novas metodologias bem como melhorias das reações previamente relatadas são descritas na literatura. Nesta revisão é discutida a aplicação e os métodos utilizados para a síntese de amidoximas.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150153


Palavras-chave


Amidoxima; estratégias de síntese; aplicações de amidoximas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online