Determinação Espectrofotométrica de Cobre(II) em Aguardente de Cana-de-Açúcar Usando 1-(2-piridilazo)-2-naftol e a Mistura Ternária Homogênea dos Solventes Água, Etanol e Metilisobutilcetona

Autores

  • João Carlos de Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Aline Theodoro Toci Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Maisa A. Beluomini Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Sebastião de Paula Eiras Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Cobre, espectrofotometria de absorção molecular, 1-(2-piridilazo)-2-naftol, sistema ternário homogêneo de solventes, aguardente de cana-de-açúcar.

Resumo

Uma nova técnica analítica rápida, barata e sensível é descrita para a determinação espectrofotométrica de íons cobre(II) em aguardente de cana-de-açúcar, empregando o agente complexante 1-(2-piridilazo)-2-naftol (PAN). Sistemas ternários homogêneos de solventes, comumente denominados de solução fase única, podem ser utilizados como alternativa para pré-concentração de amostras. Por tal razão, empregou-se uma mistura dos solventes água-etanol-metilisobutilcetona (MIC), na proporção 5,0:5,0:2,5 v/v respectivamente. A máxima formação do complexo bis[1-(2-piridilazo)-2-naftalato]cobre(II) (Cu(PAN)2) ocorreu com 0,01% m/v de PAN em MIC, pH de 4,50 da fração aquosa, 15 minutos de tempo de reação e 20 °C de temperatura. Foi verificado que os íons ferro(III) e níquel(II) interferiram na reação. Ácido malônico a uma concentração de 0,10% m/v foi, portanto utilizado como agente mascarante, na qual reduziu a magnitude dos efeitos de interfrência de 10,4% para aproximadamente 2,6%. Nas condições otimizadas de determinação de cobre(II), a curva analítica obtida pode ser descrita por: ?Abs = 0,152 CCu(II) + 0,011 (r2 = 0,9997). A linearidade foi obtida até uma concentração de 8,00 mg L-1 de cobre(II), e limite de detecção e de quantificação (calculados usando o desvio padrão do branco) foram 0,02 mg L-1 e 0,13 mg L-1 de cobre(II), respectivamente, na fração aquosa da solução fase única. O método foi aplicado para determinar íons cobre(II) em amostras comerciais de aguardente de cana-de-açúcar. Os resultados obtidos pelo método proposto foram estatisticamente iguais com os obtidos pelo método padrão.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160052

Biografia do Autor

João Carlos de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Departamento de Química Analítica

Aline Theodoro Toci, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Departamento de Química Analítica.

Maisa A. Beluomini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Departamento de Química Analítica

Sebastião de Paula Eiras, Universidade Federal de Uberlândia

Departamento de Química Analítica

Downloads

Publicado

05-01-2016