Impressão Digital de Espécies de Byrsonima Utilizando Espectrometria de Massas com Ionização por Eletrospray

Vinicius V. Pereira, Fabiana Aparecida da Fonseca, Cecilia S. O. Bento, Patrícia M. Oliveira, Lílian Lúcia Rocha, Rodinei Augusti, Carlos Victor Mendonça Filho, Roqueline R. Silva

Resumo


Extratos de plantas apresentam uma grande diversidade química e, geralmente, requerem um tempo excessivo para o isolamento e caracterização de compostos. Análises de amostras complexas utilizando uma fonte de ionização por eletrospray acoplada à espectrometria de massa (ESI-MS) e a espectrometria de massa tandem (ESI-MS/MS) têm-se mostrado úteis na triagem inicial dessas amostras. Assim, é possível fazer a identificação de moléculas conhecidas sem isolamento prévio ou utilizando de outras técnicas analíticas auxiliares. Neste trabalho, os extratos secos de três espécies de Byrsonima foram dissolvidos em metanol, analisados ?? através de injeção direta por ESI-MS e cada razão massa-carga (m/z) de interesse foi selecionada para análise de ESI-MS/MS. Impressão digital por ESI-MS mostrou uma distinção entre os constituintes químicos em cada uma das três espécies de Byrsonima analisadas e dados de ESI-MS/MS foram utilizados como ferramenta para ajudar na identificação dos principais componentes nos extratos de B. coccolobifolia, B. verbascifolia e B. intermedia. Mais especificamente, ácidos fenólicos, proantocianidinas e flavonoides foram detectados nas três espécies de Byrsonima estudadas.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150152


Palavras-chave


Malpighiaceae; Byrsonima; ESI-MS; proantocianidinas; flavonoides.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online