Determinação Simultânea do Teor de Ba(OH)2 por Titulação Condutométrica e Potenciométrica: Uma Sugestão de Prática para o Ensino de Eletroquímica em Análise Instrumental

Eros Izidoro Amaral, Marco Antônio G. Teixeira

Resumo


As titulações condutométricas apresentam potencial utilidade em qualquer reação onde o conteúdo iônico seja bem menor no ponto de equivalência em comparação às outras etapas da titulação. Podem ser realizadas titulações condutométricas de diferentes tipos de reação, entre elas as de neutralização e de precipitação. A reação escolhida para o experimento foi a de neutralização entre Ba(OH)2 e H2SO4, onde também ocorre a precipitação do BaSO4. A escolha se justifica por conta da utilização de soluções estocadas de Ba(OH)2 para absorção de gases ácidos nos laboratórios. A determinação de seu real teor, bem como das perdas em função da reação com CO2 do ar, pode ser feita por meio de titulação. A junção dos procedimentos potenciométrico e condutométrico se faz por conta da intenção de comparar tais métodos e também de mostrar aos alunos diferentes proposições para resolver um mesmo problema, acoplando diferentes técnicas analíticas de forma a ajudá-los no desenvolvimento do aprendizado integrado. Os resultados obtidos com a realização desta prática foram excelentes, conseguindo-se determinar pontos finais muito próximos para a mesma titulação com as duas técnicas distintas.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150108


Palavras-chave


Titulação condutométrica; determinação simultânea; ensino de eletroquímica.

Texto completo:

PDF MS

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online