Interação de Íons Ferro (II) com Polianilina Observada por Espectroscopia no Infravermelho, Raios X e Espectroscopia Mössbauer

Yonis Fornazier Filho, Evaristo Nunes Filho, Vadilson Malaquias dos Santos, Eloi A. Silva Filho

Resumo


Este trabalho investigou a interação de íons Fe(II) com a polianilinana forma de sal esmeraldina (PANI-ES). O tratamento da anilina com persulfato de amônio em meio ácido gerou o polímero, o qual foi dopado com íons ferro através da adição do sal Fe(NH4)2(SO4)2·6H2O em quantidades equimolares a temperatura ambiente. As técnicas de difração de raios X, espectroscopia no infravermelho e espectroscopia Mössbauer foram utilizadas para caracterização do polímero dopado. Através do conjunto dos resultados espectroscópicos foi possível confirmara formação do complexo PANI-Fe(II) e que estes íons interagiram com os átomos de nitrogênios benzenoides da cadeia polimérica.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150148


Palavras-chave


Polianilina; Íons Fe(II); nitrogênio benzenoide; polímero condutor.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online