Uma Proposta Didática no Ensino de Análise Exploratória de Dados com Imagens de MDF (Medium-Density Fiberboard)

Fernanda Carla Böck, Daniel Assmann, Gilson Augusto Helfer, Adilson Ben da Costa

Resumo


Este estudo apresenta uma atividade prática adotada em sala de aula para auxiliar na compreensão das ferramentas multivariadas, particularmente na análise de componentes principais de imagens (PCA de imagens), através da reprodução do gráfico de escores com imagens impressas de amostras de Medium-Density Fiberboard (MDF). Esta abordagem pedagógica possibilita uma visualização mais realista dos agrupamentos formados no gráfico e mostra como essa técnica pode ser explorada de uma forma dinâmica, permitindo uma melhor aprendizagem e fixação do conhecimento. Além disso, este trabalho divulga, entre os acadêmicos, o software ChemoStat®, um software gratuito apto à PCA de imagens.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150147


Palavras-chave


PCA; Imagens; Análise multivariada.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online