Desenvolvimento de um Fluorímetro Artesanal e Propostas para sua Aplicação nas Aulas Práticas de Disciplinas de Química Analítica Instrumental nos Cursos de Graduação

Djalma M. Oliveira, Cléber G. Novaes, Lauro José C. Silva Júnior, Rafael S. Pereira, Marcos A. Bezerra

Resumo


Este trabalho propõe o desenvolvimento e utilização de um fluorímetro artesanal fabricado a partir de materiais elétrico/eletrônico de baixo custo e sucata, como recurso didático na motivação da investigação do fenômeno de fluorescência em cursos de química analítica. Algumas atividades são propostas em relação à quinina usando-se este equipamento, como: análises dos espectros de excitação e emissão de forma que o estudante possa aprender como escolher os melhores comprimentos de onda para a realização de medidas quantitativas, estudos de mudança de pH e efeitos de íons haletos sobre o sinal de fluorescência. O equipamento desenvolvido é muito simples permitindo que o estudante compreenda os princípios envolvidos em sua construção.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150145


Palavras-chave


Fluorescência molecular; fluorímetro artesanal; quinina.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online