Aplicação de Extrato de Própolis em Produtos Alimentícios: Uma Prospecção Baseada em Documentos de Patentes

Rejane P. D. Silva, Bruna Aparecida S. Machado, Samantha S. Costa, Gabriele A. Barreto, Francine F. Padilha, Marcelo Andrés Umsza-Guez

Resumo


Devido às características da própolis, seus extratos têm sido utilizados em diversos produtos, que tem sua tecnologia desenvolvida e protegida por documentos de patentes. O objetivo do estudo foi realizar uma prospecção tecnológica sobre a aplicação de extratos de própolis em produtos alimentícios. A busca foi realizada na base online do Espacenet e do INPI. Os resultados demonstraram que o Japão destaca-se como o maior detentor da tecnologia pesquisada apesar de importar quase a totalidade do produto do Brasil. O Brasil mesmo estando em terceiro lugar na produção mundial de própolis, não possui ainda um domínio de proteção dessa tecnologia.


Palavras-chave


Própolis; alimentos; propriedade industrial; patentes; prospecção tecnológica.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online